Páginas

[PARAFERNÁLIA] PANELA DE PRESSÃO: COMO USAR

 No post de ontem falei de carne de panela, mas esqueci de um detalhe bem importante: nem todo mundo sabe usar a panela de pressão. Como sei disso? Bom, tenho quase 30 anos e nunca havia usado uma, pois tinha medo dela explodir... 
Há algumas semanas tive minha primeira vez, a panela não explodiu, mas não havia saído toda a pressão quando eu a abri e metade da canjica foi-se ao chão, fazendo a maior sujeira na cozinha.
Mas vou te dizer, se até a Diva das Divas - Audrey Hepburn - , em Breakfast at Tiffany's, explodiu uma panela, porque eu não posso?!

Graças as mensagens de força que tive pelo facebook, me aventurei novamente e domestiquei a panela. (Obrigada pessoal pelas dicas!) e vou passar algumas pra vocês.

Em primeiro lugar vamos entender (rapidamente) o que é e como funciona
Uma panela de pressão é uma panela na qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição da água (100ºC) à pressão ambiente, possibilitando portanto um tempo de cozimento reduzido. Esse brinquedinho inventado pelo Sr. Denis Papin (França), vem com tampa que veda hermeticamente o seu interior e de válvulas para que escape o vapor (o chiadinho e a "fumaça" que a gente vê sair), permitindo a utilização segura. 

Cuidados no uso da panela:
  • Dentro da panela tem uma marca que é o nível máximo que você pode preencher com alimentos e água. Um terço da altura da panela precisa ficar livre, caso não encontre a marcação. Esse espaço é para evitar que o alimento em ebulição não obstrua o caminho de escape da válvula.
  • Fique atento ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue-a e espere esfriar.
  • Lave sempre muito bem a válvula, para evitar que ela entupa. Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também.
  • Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo, pois a temperatura da água não vai mais aumentar.
  • A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a.
  • Não abra a panela sem que todo o vapor tenha saído (esse foi meu erro. Truques: coloque embaixo da água fria ou utilize uma faquinha para levantar a válvula de escape do vapor).
  • Consulte sempre seu manual de instruções. Lá você vai ter certeza das informações sobre o uso da sua panela, de acordo com o modelo dela.
Fonte: Eu peguei informações básicas de Sr. Wikipédia e do meu manual Tramontina. Aliás tem uma panela de pressão púrpura que é um luxo! (Ah, não recebo para fazer propaganda, a minha panela é Tramontina e me dei super bem com todas as válvulas de segurança dela)  ;) 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...